Estatuto editorial

  1. A Revista PALAVRAR – Ler e escrever é resistir, é uma revista generalista, pluralista, independente, mas com convicções próprias.
  2. A Revista PALAVRAR – Ler e escrever é resistir, é uma revista independente de todos os poderes (políticos, económicos, sociais, religiosos ou culturais), defendendo esse espírito de independência também em relação aos seus próprios anunciantes.
  3. A Revista PALAVRAR – Ler e escrever é resistir, considera que os jornais e as revistas devem ser independentes, porque só assim poderão cumprir a sua função essencial perante a sociedade, que é a de garantir o acesso livre dos seus leitores à informação, à cultura e defender ativamente a liberdade de expressão.
  4. Afirmando-se uma revista independente, a Revista PALAVRAR – Ler e escrever é resistir, não deixa, todavia, de ser uma revista de convicções próprias. E por isso assume que causas de promoção da leitura, da escrita, da língua portuguesa, do multiculturalismo, da cidadania, como a defesa das liberdades fundamentais e da democracia, de um ambiente saudável e sustentável, devem ser divulgadas, sem prejuízo do pluralismo de opinião e de conceder voz a todas as correntes, nunca perdendo nem renunciando à capacidade de crítica.
  5. A Revista PALAVRAR – Ler e escrever é resistir, rege-se pelos princípios da deontologia dos jornalistas e da ética profissional, pelo que afirma que quaisquer leis limitadoras da liberdade de expressão terão sempre a firme oposição desta publicação e dos seus profissionais.
  6. A Revista PALAVRAR – Ler e escrever é resistir, é uma publicação tolerante e aberta a todas as opiniões, embora se reserve o direito de não publicar opiniões que considerar ofensivas. A opinião publicada será sempre assinada por quem a produz, sejam os colunistas da Revista PALAVRAR – Ler e escrever é resistir, sejam colunistas externos. A opinião expressa pelos cronistas é apenas da sua própria responsabilidade.
  7. A Revista PALAVRAR – Ler e escrever é resistir, honrará o compromisso de respeitar a boa-fé dos leitores, de acordo com o disposto no art.º 17º da Lei de Imprensa.