Nós e laços - Isaura Correia

Nós e laços

Cinquenta anos, um marco na vida, faz-me pensar sobre onde cheguei e o trilho que falta percorrer.

Nesta reflexão, posso adotar as seguintes posturas: lamentar as decisões que tomei, chorar pelas experiências que não tive e queria ter, ou ficar grata pela viagem e pelas pessoas que encontrei. Todas me ensinaram.

No caminho, houve vários encontros e desencontros. Pessoas que, de alguma forma, deixaram marcas negativas, emaranhados de nós, pensamentos ruminantes, angústias.

A ingenuidade inicial, a pouca experiência de vida, o acreditar nos valores da verdade, da honestidade, do amor, fizeram-me confrontar com o menos positivo das pessoas e passar por desertos existenciais.

Todas as moedas têm duas faces. Não há uma única verdade e uma única realidade, mas, antes, há várias verdades e várias realidades.

Uma grande força na vida é podermos escolher o guião e mudar o argumento, os cenários e as personagens que contracenam connosco.

Desatando os nós, muitos laços se criaram que me deram muito amor: a família, os amigos, seres sem conta que me ajudaram a descobrir o meu eu, a encontrar quem sou.

Nos seus olhos vi os meus olhos, nos batimentos dos seus corações bateu o meu coração.

Os laços que vamos criando constroem uma manta de retalhos de afetos que enformam a vida. “Eu sou”, porque existem os outros, mas não sou “eles”. A descoberta da autenticidade, do propósito de vida é uma viagem individual.

Tantas pessoas se cruzaram comigo, entre pontes, ruas estreitas, encruzilhadas e avenidas. Não importa o que deixaram ou levaram. O mais valioso é que fizemos caminho.

Cinquenta anos de vida, novas oportunidades me esperam. Não é o fim, é o começo de novas viagens, com múltiplos itinerários. Pode ser para uma cidade do interior do país, quem sabe até Roma ou Paris.

Desatemos os nós que nos aprisionam e construamos laços que nos dão raízes e asas.

Partilhe:
AUTOR(A)
Isaura Bento Correia

Isaura Bento Correia nasceu em Gouveia, a 27 de maio de 1972. Licenciou-se em Psicologia na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto. Posteriormente, realizou uma Pós-Graduação em Psicologia Escolar, na Universidade do Minho, em 2001.

Exerce funções de psicóloga no Centro de Reabilitação Psicopedagógica da Sagrada Família das Irmãs Hospitaleiras do Sagrado Coração de Jesus, desde 1996, na Ilha da Madeira. Pertence à equipa da pastoral da Saúde e é animadora do Grupo de Leigos Hospitaleiros. É responsável pelo Departamento de Formação do Centro e desenvolve formação nas áreas da psicologia e espiritualidade.

Tem escrito artigos no âmbito da Espiritualidade e Pastoral, no Boletim da Pastoral Boa Nova, pertencendo à equipa editorial.

MAIS ARTIGOS