Mafalda Carmona

Mafalda Carmona (Lisboa, Alfama, 1968) é arquitecta e autora de poesia, prosa breve e conto. Desde 2023, tem publicado em diversas colectâneas e antologias, incluindo iniciativas do Instituto Cultural de Évora, o projecto Fotografar Palavras, a revista Ofélia e a Agenda Ofélia 2025. É também autora do conto Último Labirinto, seleccionado pela Editora Samsara, e de um artigo de opinião publicado na plataforma SAPO, onde mantém o blogue Cotovia e Companhia. No perfil @mafalda.carmona, partilha regularmente textos em poesia, prosa e fragmentos poéticos ou frases ad-hoc.

Paralelamente à prática em reabilitação arquitectónica e urbanística, desenvolve projectos literários e colaborações artísticas com fotógrafos e outros autores. Reúne actualmente os poemas e contos escritos entre 2023 e 2025 para eventual publicação em livro.

Acredita que a poesia é uma forma de estar no mundo, um desafio pessoal e um gesto ético. Defende que todos podem ser poetas, que a poesia amplia os sentidos, oferecendo um lugar mais habitável dentro e fora de nós, e considera a escrita uma forma de participação activa na criação de um mundo com mais harmonia e sentido.